MARY STUART
Compartilhe
Saudações!!!
Quando vi que o espetáculo “MARY STUART” seria apresentado durante a programação do FIT – Festival Internacional de Teatro 2023 fiquei bastante empolgado com a possibilidade de fotografar, já que eu estava fazendo a cobertura fotográfica do Festival. Porém a minha pauta foi pra fotografar outros espetáculos que estavam acontecendo quase no mesmo horário em locais diferentes (coisas de festival).
Na mesma semana fiquei sabendo que em Setembro haveria mais apresentações desse espetáculo no SESI – Rio Preto, e então já voltei a ficar empolgado novamente para fotografar, e dessa vez deu certo. O Espetáculo entrou em uma temporada de apresentações e a primeira parada foi exatamente aqui na cidade de São José do Rio Preto. Assim que fiquei sabendo a data das apresentações já entrei em contato com a organização pra solicitar autorização e tive o prazer de fotografar esse espetáculo lindo. Agora trago até vocês o resultado (inclusive com imagens de bastidores que serão publicadas em outro post) dessa minha experiência. Espero que apreciem.
E se gostou do conteúdo, não esquece de curtir o post, comentar e compartilhar em suas redes sociais pra que mais pessoas vejam esse trabalho incrível.
Lembrando que ainda vão ter mais 3 apresentações do espetáculo aqui em São José do Rio Preto, nos dias 08 e 09 de Setembro as 20:00 e no dia 10 de Setembro as 18:00. Todos gratuitos. Só precisa retirar os ingressos com antecedência no Portal do SESI. Classificação indicativa: 14 anos.
BOM ESPETÁCULO.
Abaixo segue um release enviado pela produção, e também a ficha técnica do espetáculo:
Em uma montagem moderna, vibrante e acessível ao grande público, o espetáculo “Mary Stuart” traz a versão contemporânea dos bastidores da rivalidade histórica entre a rainha da Escócia Mary Stuart e a rainha da Inglaterra Elizabeth I, protagonizadas, respectivamente, por Virginia Cavendish e Ana Cecília Costa. Com direção de Nelson Baskerville, a peça gira em torno da famosa disputa de poder entre as monarcas e tem temporada de 1 a 10 de setembro no Teatro do SESI Rio Preto, com sessões nas sextas, sábados e domingos e reserva de ingressos pelo Meu Sesi. O espetáculo fez parte da programação do Festival Internacional de Teatro – FIT Rio Preto 2023, por meio da parceria com o SESI-SP. Trata-se da adaptação de Mary Stuart, obra clássica do teatro alemão (escrita por Friedrich Schiller), feita por Robert Icke e traduzida por Ricardo Lísias. Esta montagem aconteceu em Londres, em 2017, onde obteve estrondoso sucesso.
Na pesquisa inicial para a encenação, o diretor dirige seu olhar para o universo dark medieval das histórias de reis e rainhas. “O contraste claro/ escuro na iluminação e nas cores dos cenários remete ao cinema noir; assim como a luz indireta, ao expressionismo alemão”, diz. A proposta de Baskerville é fazer com que o texto de 1800 se comunique de forma contemporânea com o público de hoje, provocando identificação, no sentido de se fazer reconhecer em uma trama de poderosos do hemisfério Norte nossa própria história e mazelas. “A intenção é trazê-la para os dias de hoje, mantendo alguns elementos clássicos como coroas e vestimentas, sem prejuízo de sua essência e ao mesmo tempo tentar fazer com que nos reconheçamos dentro desse mundo com suas injustiças e disputas acirradas de poder”.
No cenário, dois ou mais níveis vão proporcionar a ideia do poder e seus ‘degraus’, “embora tanto o palácio de Elizabeth como a masmorra de Mary Stuart retratem a mesma prisão observa Nelson: “É interessante notar que as duas rainhas estão aprisionadas - Mary em sua masmorra e Elizabeth em seu mundo cercado de homens que tentam submetê-la às suas regras”. Atores estarão em cena praticamente o tempo todo para criar o clima constante de que ninguém nesse lugar estará sozinho, mesmo que pense que sim; pessoas escutam através das paredes e tramam. Na música, o diretor conta que “a inspiração inicial é a de Rick Wakeman e sua clássica obra As Seis Mulheres de Henrique VII, álbum icônico dos anos 1970, onde o compositor lançando mão de outro gênio, Bach, dedica uma música para cada uma das mulheres do rei; e sabemos que uma das homenageadas nessa obra é Ana Bolena, casada com Henrique, decapitada por ele e mãe de Elizabeth de nossa peça”.
O SESI-SP é um grande fomentador de produções originais, apostando em novas visões artísticas por meio de projetos selecionados anualmente via Edital de Chamamento, assim como com a montagem inédita Mary Stuart.
ELENCO:
Virginia Cavendish / Ana Abbott / Alef Barros / Anderson Muller / Adilson Azevedo de Souza / Fernando Pavão / Giovani Tozi / Iuri Saraiva / Joelson Medeiros / Letícia Calvosa / Júlia Terron
EQUIPE:
Felipe Calixto / Júnior Docini / Anderson Franco / Angela Lima / Nelson Baskerville
SERVIÇO
Local: Teatro do SESI Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, no bairro Vila Elvira.
Classificação: 14 anos. Entrada gratuita.