Alumbramentos - Balé da Cidade
Compartilhe
Saudações!!!
No dia 02 de Setembro de 2023 estive no SESC RIO PRETO pra fotografar o espetáculo “ALUMBRAMENTOS”, inspirado na obra de Manuel Bandeira, da Cia. De Dança Balé da Cidade.
Sendo amigo pessoal de grande parte do elenco, fiquei muito feliz ao ser convidado para fotografar essa apresentação aqui em São José do Rio Preto, e também tive a liberdade de poder entrar nos camarins e registrar um pouco do processo de preparo das(os) bailarinas(as), desde a maquiagem até o ensaio, mas esse conteúdo vai ficar para um post que farei em breve.
Sobre o espetáculo, segue o release enviado pela própria companhia:
“Alumbramentos”
Inspirado na vida e obra de Manuel Bandeira
Sinopse
“Um dia eu vi uma moça nuinha no banho
Fiquei parado coração batendo
Ela se riu
Foi o meu primeiro alumbramento.”
O espetáculo traz o instante único de (re) conhecimento da vida, o sopro de criação, em que um fato, que ocorre todos os dias, torna-se único, incomum, pessoal e particular, traduzido numa linguagem poética que leve a um alumbramento.
Unindo ou recriando os versos nos corpos dos intérpretes, com gestos simples e cotidianos ou momentos de grande virtuosismo, assim como utilizando a quebra de ritmos que é proposta por esse magnífico poeta da língua portuguesa, o coreógrafo e bailarinos/atores sentiram-se desafiados a reproduzir com fidelidade a linguagem poética de Manuel Bandeira, produzindo assim um espetáculo onde dança e teatro se unem na contemporaneidade.
Sobre o Espetáculo
O espetáculo “Alumbramentos” não pretende encenar a biografia do autor, mas mostrar suas influências e vivência poética, partindo das características de linguagens utilizadas por ele em suas obras. “Alumbramentos” saboreia os momentos da vida e suas delícias. O alumbramento de Bandeira traz o instante único de (re) conhecimento da vida, recorrendo aos nossos símbolos mais constantes, como a infância ou o cotidiano, onde uma simples e banal notícia de jornal vira matéria prima em sua obra. Deixando-nos envolver por sua poesia, lida, relida, analisada, dissecada, bebendo do seu canto que vai do inconformismo a metamorfose, numa linguagem que expressa e envolve sinestesicamente o público, tentando, assim, ser fiel à alma do autor.
Foi essa capacidade incomum que, com simplicidade, transforma o cotidiano de todos nós em momentos especiais e poéticos que fez a Cia inspirar-se na obra deste grande autor.
O coreógrafo Fernando Machado realizou intensa pesquisa para propor experimentos com o objetivo de concretizar uma de suas propostas para o espetáculo, um grande baile. Ao investigar momentos que inspiraram o artista no caminho de sua vida, o coreógrafo extraiu elementos que colocam o bailarino/interprete dentro do universo poético do autor modernista, numa instalação coreográfica, com material cênico e de luz vindos de lugares inusitados, não comuns aos espetáculos de dança, propondo que o gestual possa provocar no espectador a sensação de estar ouvindo os poemas através dos movimentos.
Unindo ou recriando os versos nos corpos dos intérpretes, por meio de gestos simples e cotidianos ou momentos de grande virtuosismo, a coreografia se utiliza da quebra de ritmos que é proposta por esse magnífico poeta da língua portuguesa.
Ficha Técnica
Direção: Creuza Arruda
Coreografia: Fernando Machado
Trilha sonora: Loop B
Iluminação: Danilo Melo/Creuza Arruda
Figurino: Criação coletiva
Elenco:
Carolina Campos
David Balt
Fábio D’Albert
Fernando Souza
Gisela Zeghini
Nathália Gazola
Thaís Benites
Duração: 55 minutos
Indicação Classificatória: 12 anos
Observação: Todas as ações são gratuitas e foram contempladas pelo PROAC Edital 04/2022 e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.