"Carmen - A Grande Pequena Notável"
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Salve, Rapaziada.
Hoje tem uma publicação pra lá de especial. Semana passada tive a oportunidade e o privilégio de fotografar o Espetáculo “Carmen – A Grande Pequena Notável” no Teatro SESI, de São José do Rio Preto. Que experiência MARAVILHOSA!!! QUE ESPETÁCULO!!! Eu cresci ouvindo músicas da Carmen Miranda e sempre fui um grande admirador da carreira dela. Ver esse espetáculo criado e apresentado com tanto carinho pelos seus idealizadores e pelo elenco é uma experiência mágica. Por motivos óbvios, nunca pude ver (nem ouvir) a própria Carmen Miranda cantando pessoalmente, mas felizmente puder ver e ouvir a poucos metros de distância a doce atriz Amanda Acosta (que é uma força da Natureza) interpretando esse ícone da nossa cultura. Interpretando não, em certos momentos eu tive quase certeza que era a própria Carmen Miranda quem estava ali, no placo, na minha frente e nesses momentos a emoção tomou conta mim. Ver a entrega, carinho, dedicação e amor de todo o elenco no palco e da equipe técnica nos bastidores foi, pra mim, uma experiência única e que vou levar comigo pro resto da minha vida. E no final do espetáculo a Amanda Acosta dá um recado muito importante sobre a preservação do Meio Ambiente, o cuidado com as nossas florestas e revisão dos nossos hábitos de consumo para oferecer um Futuro sustentável para as próximas gerações.
Muito obrigado a todos, elenco, técnicos e equipe do SESI, que me receberam com tanto carinho e respeito nos camarins, permitindo que eu registrasse em imagens esse sentimento tão lindo que tenho pelo teatro e por Carmen Miranda: AMOR.
Agradeço especialmente o produtor Maurício Inafre que, desde o nosso primeiro contato, sempre foi muito receptivo a atencioso, e teve um papel fundamental para o sucesso desse projeto.
Segue abaixo, release enviado pela produção do espetáculo:
A classificação indicativa é livre. Com a proposta de apresentar a trajetória de Carmen Miranda (1909-1955) para toda a família, o musical "Carmen, a Grande Pequena Notável", dirigido por Kleber Montanheiro, já foi visto por milhares de pessoas, tendo sua estreia em 2018 no CCBB São Paulo, no contexto das comemorações aos 110 anos de Carmen Miranda. Em cena, no papel de Carmen Miranda, a premiada atriz Amanda Acosta. O elenco ainda conta com a participação de Daniela Cury, Gustavo Rezende, Gabriella Britto, Jonathas Joba, Júlia Sanchez e Roma Oliveira, além dos músicos Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Fernando Patau. O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção (2015). Portuguesa radicada no Brasil, Carmen Miranda tornou-se um dos maiores símbolos da cultura brasileira. Para contar sua história, a produção adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro - um marco na época - no qual a artista também se destacou. “Utilizamos a divisão em quadros, o reconhecimento imediato de tipos brasileiros e a musicalidade presente, colaborando diretamente com o texto falado, não como um apêndice musical, mas sim como dramaturgia cantada”, explica o diretor Kleber Montanheiro. Esse tradicional gênero popular faz parte da identidade cultural brasileira, mas, recentemente, está em processo de desaparecimento da cena teatral por falta de conhecimento, preconceito artístico e valorização de formas americanizadas e/ou industrializadas de musicais. O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção (2015). A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a “pequena notável”, como a cantora era conhecida, e sobre a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Por isso, os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda; já as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas. “As interpretações dos atores obedecem a prosódia de uma época, influenciada diretamente pelo modo de falar ‘aportuguesado’, o maneirismo de cantar proveniente do rádio, onde as emissões vocais traduzem um período e uma identidade específica”, revela Montanheiro. A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro. Esses espaços físicos são: o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca ainda criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955. Cada cenário traz ao fundo uma palavra composta com as letras do nome da cantora em formatos grandes. Por exemplo, a palavra ‘MAR’ aparece no porto, e ‘MÃE’, na casa dos pais da cantora. Sobre Kleber Montanheiro – Direção, Cenários e Figurinos. Multiartista com 30 anos de carreira, é diretor cênico, cenógrafo, figurinista, iluminador e artista visual em expo grafia. Indicado a mais de 25 prêmios (FEMSA, APCA, Shell, Prêmio Bibi Ferreira e Prêmio DID – Destaque Imprensa Digital) em diversas categorias, foi contemplado pela maioria delas. Destacam- se em sua direção espetáculos como “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque de Holanda; “Carmen, a Grande Pequena Notável”, de Heloísa Seixas e Júlia Romeu; “Nossos Ossos”, do livro homônimo de Marcelino Freire e, atualmente, “Tatuagem”, um musical adaptado do filme de Hilton Lacerda, pelo qual recebeu indicações aos prêmios Bibi Ferreira e APCA como melhor diretor. Por “Carmen, a Grande Pequena Notável”, recebeu o Prêmio São Paulo de Melhor Figurino. Está indicado ao prêmio DID – Destaque imprensa Digital como melhor diretor pelo espetáculo musical “Tatuagem” e foi recentemente vencedor do prêmio APCA de melhor direção do ano de 2022 pela mesma montagem. Sobre Heloisa Seixas – Autora do Livro e do Roteiro da Peça. A carioca Heloisa Seixas trabalhou muitos anos na imprensa do Rio de Janeiro antes de dedicar-se exclusivamente à literatura. É autora de mais de 20 livros, incluindo romances, contos, crônicas e obras infanto-juvenis, além de peças de teatro. Foi cinco vezes finalista do prêmio Jabuti e duas vezes finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, com seus livros “Pente de Vênus, “A Porta”, “Pérolas Absolutas”, “O Oitavo Selo” e “Agora e na Hora”. Seu livro mais recente é “O Livro dos Pequenos Nãos”, da Companhia das Letras, semifinalista do prêmio Oceanos. Autora dos musicais “Era no Tempo do Rei” e “Bilac Vê Estrelas”, ambos em parceria com Julia Romeu, Heloisa fez para o teatro a peça “O Lugar Escuro”, uma adaptação de seu livro homônimo sobre a doença de Alzheimer. Este espetáculo rendeu para a atriz Camilla Amado o Prêmio Especial APTR de 2014. Sobre Julia Romeu – Autora do Livro e do Roteiro da Peça. Em parceria com Heloisa Seixas, Julia Romeu escreveu os musicais “Era no Tempo do Rei” (2010), com músicas de Aldir Blanc e Carlos Lyra; e “Bilac Vê Estrelas” (2015), que venceu os prêmios Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro, Shell e APTR, com canções de Nei Lopes. As duas também são autoras do livro “Carmen: A Grande Pequena Notável”, a biografia de Carmen Miranda para crianças, vencedora do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção de 2015. Além disso, ela trabalha como tradutora literária há mais de dez anos e é mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ.
Ficha técnica do espetáculo “Carmen, A Grande Pequena Notável”
Dramaturgia: Heloisa Seixas e Julia Romeu
Direção: Kleber Montanheiro
Diretores assistentes: Ana Elisa Mattos / João Victor Silva / Larissa Matheus
Elenco:
Amanda Acosta - Carmen Miranda
Daniela Cury - Mãe / Freira / Corista
Gustavo Rezende - Pai / Freira / Mario Cunha / Empresário Americano
Gabriella Britto - Aurora Miranda / Secretária do Cassino / Corista
Jonathas Joba – Livro / Narrador
Júlia Sanchez - Madame Boss / Madre Maria José / Isaura / Corista
Roma Oliveira - Criança / Josué de Barros / Dono do Cassino
Direção Musical e Arranjos | Ricardo Severo
Músicos:
Betinho Sodré
Fernando Patau
Mauricio Maas
Monique Salustiano
Coreografia e Direção de Movimento: Keila Fuke
Cenário e Figurinos: Kleber Montanheiro
Visagismo: Anderson Bueno
Assistente de Cenário e Figurinos: Thaís Boneville e Marcos Valadão
Pintura Artística de Cenografia e Figurinos: Victor Grizzo
Produção de Época: Luma Yoshioka
Cenotécnicos: Alício Silva e Evas Carretero
Iluminação: Marisa Bentivegna
Operador de Luz e Assistente de Iluminação: Claudio Gutierres
Adereços: Michele Rolandi
Costureiras: Creuza Medeiros / Mariluce Constantina da Costa / Salomé Abdala
Design de Som: André Omote
Fotos: Rodrigo Chueri
Registro em Vídeo e Direção e Imagens: Ícaro Bueno
Projeto Gráfico: Heron Medeiros
Operador de Som: Kleber Marques
Camareiros: Jô Nascimento
Contrarregragem: Marcos Valadão
Microfonista: Julia Mauro
Produção Executiva e Diretor de Palco: Regilson Feliciano
Assistente de Produção: Vitor Julian e Elisa Matos
Direção de Produção e Administração: Maurício Inafre
Idealização do Projeto: Kleber Montanheiro
Produção: Uma Arte Produções Artísticas & Cia da Revista