Fotografia de Produtos para E-commerce, sites e lojas on-line
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Olá. Está procurando por Fotografia de Produtos, Joias, Alimentos ou Moda para o seu site ou loja virtual? Você encontrou o lugar certo para tirar suas dúvidas.
Hoje vim conversar com vocês que são empreendedores e possuem uma empresa que já vende produtos on-line, ou você que pretende criar o seu negócio de vendas de produtos em sites ou redes sociais e está procurando por Fotógrafos de Produtos em São José do Rio Preto.
Você pesquisou bastante para desenvolver o seu produto. Fez inúmeros cálculos para chegar em um valor justo, tanto para você produtor, como para o seu consumidor. Pesquisou mercado, ficou horas, dias, meses escolhendo um nome legal. Criou uma marca bacana. Contratou um bom Designer para desenvolver sua logo e identidade visual (se não contratou, sugiro que contrate. A identidade visual é a cara da sua empresa, mas isso é assunto para outro post). Comprou um domínio .com ou criou um novo perfil nas redes sociais. Colocou o site no ar e já está ganhando novos seguidores. Agora chegou a hora de alimentar o seu site com as fotografias dos seus produtos, e é por isso que hoje vamos falar sobre a importância de contratar um bom fotógrafo para fotografar os seus produtos.
Todo mundo sabe, e virou até ditado já: “Uma imagem vale mais do que mil palavras” e é exatamente isso que os clientes esperam ver quando entram no seu site. Eles querem ver fotos (e fotos de qualidade) dos seus produtos. Eles querem ver a maior quantidade possível de detalhes dos produtos quem pretendem comprar. Pense na sua própria experiência quando faz suas comprar on-line: Quantas vezes você desistiu de comprar alguma coisa porque não conseguiu visualizar direito as características do produto, ou porque não conseguiu ver a imagem ampliada na tela para ver algum detalhe, ou até mesmo porque não conseguiu saber qual era o real tamanho do produto porque não tinha uma foto próxima de algum outro objeto que você conhece para ter ideia de proporção
E-commerce X Loja Física
Diferentemente das lojas físicas, no site não existe a possibilidade do cliente pegar o produto na mão, sentir a textura, peso, dimensões, ver todos os detalhes. No seu site tudo isso tem que ser visto pelo cliente através das imagens. Se o consumidor fica em dúvida sobre o seu produto, ele não compra.
- De cada 10 consumidores, 3 desistem da compra por falta de informações suficientes e nesse caso fotografia é informação;
- Imagens de qualidade são consideradas como fator decisivo para 75% dos consumidores on-line;
- A conversão de vendas é 9% maior em sites que tem fotos de alta qualidade dos seus produtos.
Contratando um Fotógrafo Profissional
Bom, agora que você já sabe a importância de imagens de qualidade para o aumentar o potencial de vendas do site, chegou a hora de contratar um Fotógrafo Profissional que irá te ajudar a alavancar o seu negócio. O Fotógrafo de Produto, ou Fotógrafo de Still, será o responsável por transformar em imagens todas as informações que você deseja passar para os seus clientes quando eles acessarem o seu site e para isso alguns pontos são muito importantes e devem ser levado em consideração na hora de escolher esse profissional:
- Procure Fotógrafos que tenham sites. Pois é, olha só, o profissional que irá produzir as imagens para o seu site também precisa ter um site com imagens de qualidade, que mostre que ele é capaz de atender as suas necessidades e que ele tem conhecimento suficiente para entender o que você precisa. Ou você contrataria um fotógrafo sem ver as imagens que ele produz?
- Procure um Fotógrafo que tenha conhecimento e equipamentos para Fotografia de Produtos / Still. Dentro da Fotografia existem vários ramos de atuação: Eventos, Moda, Newborn, Infantil, Teatro... e por mais que haja boa vontade de alguns profissionais de outro ramo te ajudar, ele não vai conseguir o mesmo resultado que um Fotógrafo especializado em Fotografia de Produtos, e nesse caso “o barato pode sair caro” pois você irá contratar um profissional de outra área, não vai ter o seu objetivo alcançado e depois terá que contratar outro fotógrafo para refazer todo o trabalho. Os equipamentos, principalmente as câmeras, são bem parecidos, mas algumas lentes específicas fazem toda a diferença, e nesse caso a experiência do fotógrafo é essencial pois o tratamento das imagens é diferente, e é preciso ter bastante conhecimento de Luz, Sombra, Reflexo, Ângulo, Refração, Projeção da Luz, como determinada superfície reage com determinadas fontes de luz...
- Seja bastante específico e passe para o fotógrafo a maior quantidade de informações possíveis sobre o seu produto e o que deseja transmitir com as imagens. Quais são os ângulos que favorecem mais o produto? Onde estão as informações mais importantes da embalagem do produto? É para fotografar frente e verso? Precisa fazer alguma imagem mostrando como o produto funciona? É para fotografar alguma sugestão de consumo? Todas essas informações irão ajudar o fotógrafo a produzir as imagens exatamente da forma que é mais vantajoso para você mostrar o seu produto para o cliente.
Veja no link a seguir algumas Fotografias de Produtos que fiz para diversos clientes
Tamanho das Imagens
Quanto maior, melhor. Certo? Não necessariamente. Não adianta nada você colocar uma imagem gigante de altíssima qualidade no seu site, se ela não abrir quando o cliente clicar, e deixar o seu site lento, carregado. Se o cliente clicar e demorar ele desiste. O ideal é ver no seu site qual é a recomendação de tamanho das imagens e, se possível, já pedir para o fotógrafo te enviar as fotos nas dimensões que o site aceite. Nesse caso o fotógrafo vai fazer o “click” do seu produto na melhor qualidade disponível na câmera dele, vai tratar a imagem em alta resolução para poder fazer todos os ajustes necessários sem perder qualidade, e no final do processo irá reduzir a imagem final para o tamanho que você precisa para colocar no site.
Fotografia X Realidade
Outra dica muito importante e que deve ser levada em consideração é questão do tratamento exagerado das imagens. Fotografias de Produto ou Publicitárias são conhecidas por alguns vídeos que circulam na internet mostrando todas as traquitanas e gambiarras utilizadas para produzir as imagens. Porém o mais importante é que no final a imagem apresentada ao cliente seja a representação fiel do produto que ele irá receber após a compra. Uma das reclamações mais recorrentes dos clientes que eles receberam um produto diferente do que eles haviam visto no site. Isso acontece quando o tratamento das imagens não é bem feito, ou na tentativa de deixar o produto mais bonito para site o tratamento seja exagerado, eliminando várias características originais dos produtos. Um fotógrafo de produtos mais experiente saberá dosar na medida certa até que ponto o tratamento será benéfico para determinado produto.
Imagens de Referência de Tamanho
Fotógrafos de Produtos também são excelentes para te ajudar a produzir imagens que irão ajudar o seu cliente a saber exatamente qual é o tamanho do seu produto e como ele vai ficar na situação para qual foi desenvolvido. Para isso deverá ser feita uma fotografia onde apareça, além do produto que está sendo vendido, outros objetos que sirvam de referência de tamanho. Na maioria dos casos são utilizadas pessoas para dar essa referência, pois todos os clientes já conhecem o tamanho das pessoas.
Dimensões e Proporção
Como já foi dito, cada site tem o seu desenho específico e cada um irá pedir imagens de tamanhos diferentes para diferentes finalidades. Por exemplo, o seu site pode pedir a mesma imagem em três tamanhos diferentes: uma para colocar como Thumbnail na página inicial. Uma para colocar na página do produto, e outra o cliente poder dar um zoom na imagem. O importante nesses casos é sempre manter a proporção da imagem. Um dos erros mais comuns que vejo em alguns sites são imagens achatadas e fora de proporção. Isso acontece porque na tentativa de fazer determinada imagem com uma proporção 1:1, por exemplo, caiba em um espaço de proporção 3:4. Para evitar esses erros, você pode solicitar ao fotógrafo que já te envie as imagens nas dimensões e proporção solicitadas pelo seu site.
Imagens Secundárias e Zoom
Preciso fazer mais de uma foto por produto para melhorar minhas vendas na internet? Depende. Mais uma vez se coloque no lugar do consumidor: Se você está em um site procurando para comprar um tênis vermelho, e você encontra dois sites. Um deles tem só a foto do tênis preto, e no outro tem as imagens dos tênis nas opções Preto, Vermelho, Azul e Verde, além de ter outras imagens de ângulos diferentes, mostrando a frente, a lateral, a sola e a parte de trás do tênis e ainda te dá a possibilidade de dar zoom nas imagens para ver todos os detalhes que você considera importantes, como a costura, acabamento, material... Em qual dos sites você vai comprar? Lembre-se de quanto mais informação o cliente tiver, melhor e que ele não pode pegar o produto na mão para analisar antes da compra. Então quando mais imagens ele tiver, mais chances você tem de converter sua venda.
Conclusão
Dito isso, ao planejar a criação ou expansão do seu negócio para a internet, dedique um tempo para procurar um bom fotógrafo profissional que vai te ajudar a valorizar o seu produto e a sua empresa, transmitir uma imagem mais confiável e, claro, vender muito.
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Conhece alguém que tem um negócio e está precisando de boas imagens para divulgar seus produtos? Mostre esse post pra ele e ajude-o a vender mais.
Tem uma empresa e quer vender mais pela internet, lembre-se: "Uma imagem vale mais que mil palavras"
Até a próxima.