
Curta-Metragem "APERTO" - Fotografia de Set
Compartilhe
Saudações Queridos Leitores.
Hoje venho até vocês pra falar de mais um projeto super bacana que tive o prazer de participar e realizar mais um filme emocionante totalmente desenvolvido e gravado aqui na nossa região de São José do Rio Preto.
Trata-se do curta-metragem “APERTO” escrito e dirigido por Alexandre Estevanato e tem no elenco principal os atores Milton Gonçalves, Ícaro Negroni, Cauê Jesus e Any Ferraz.
O filme apresenta a história de homem de 80 anos que revisita o lugar onde passou sua infância. Imerso em uma intensa solidão e com o coração transbordando de saudades, essa visita irá trazer um reencontro com as suas raízes.
O filme todo foi todo gravado em três dias, no Café da Colônia em Uchôa, e contou com uma equipe enxuta, porém bastante dedicada e com muita criatividade.
Agora falando um pouco mais sobre o trabalho que desenvolvi para realização desse filme, fiquei responsável pelas seguintes funções:
- Direção de Arte: Pesquisa e confecção de objetos de cena que aparecem no filme, como por exemplo a cadeira de balanço, lata do garoto, pente, espelho;
- Fotografia de Set: Fazer fotografias de todas as cenas do filme durante as gravações, sem interromper ou atrapalhar no processo, de modo que os momentos captados transmitam a mesma sensação que será impressa no filme;
- Figurino: Pesquisa, concepção e confecção de todas as roupas e peças do vestúario que aparecem no filme. Esse foi um grande desafio, pois parte do filme se passa em ambiente rural entre os anos 50 e 60 e as roupas tinham quem ser condizentes com essa época e existem poucas imagens de referência. Para essa função tive ajuda da minha mãe, Rita de Cássia, que confeccionou todas as roupas dos capoeiristas e fez ajustes em todas as outras peças;
Designer: Concepção e desenvolvimento de todo material de comunição visual do filme para divulgação, incluindo a criação da logo do filme, cartaz e posts para mídias sociais.
Segue abaixo as fotografias registradas durante os três dias de filmagem, e eu particularmente fiquei muito feliz com o resultado de cada uma delas, cada momento capturado, cada sentimento registrado e eternizado em imagens que mesmo sem som contam muito sobre a história de seus protagonistas e me marcaram de uma forma muito especial.
Obrigado Alexandre Estevanato por confiar no meu trabalho e por mais essa oportunidade única de participar de um projeto tão sensível e comovente, que com certeza irá emocionar sua plateia.





















